Carta Programa e Nossas Bandeiras

A incessante mania de acreditar na luta

Carta Programa

O coletivo presente no XII ENETO propõe que a “A incessante mania de acreditar na luta”, candidata à coordenação nacional da Executiva Nacional de estudantes de Terapia Ocupacional (ExNETO) tenha como intuito organizar, articular e representar o movimento estudantil de Terapia Ocupacional.
Reconhecemos o histórico de luta e o estatuto dessa Entidade que são tocados desde sua formação pelo Movimento. Pretendemos nos expandir e fortalecer enquanto Movimento. Como sujeitos que participam e constroem a História, refletimos nosso papel político na sociedade e por esta razão defendemos o debate crítico para que esta possa ser transformada, com propósito de torná-la justa e igualitária. Baseado nisso, propomos:
• Articulação com outras executivas de curso, com o movimento popular, com o movimento sindical e o movimento estudantil com o propósito de fortalecer a nossa luta;
• Aproximar e articular as Regionais para fomentar discussões e espaços de trocas de idéias e práticas a partir da realidade das localidades;
• Pretendemos promover acúmulos e fomentar discussões. Assim, ampliaremos nossa formação crítica, pois compreendemos que a mesma não deve se restringir aos espaços acadêmicos;
• Repudiamos qualquer forma de opressão e repressão (como por exemplo, a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais populares, a homofobia, o machismo, o racismo, a xenofobia, a etnofobia);
• Defendemos a liberdade de expressão; Criticamos as políticas neoliberais que precarizam, sucateiam e privatizam as formas de acesso aos direitos das classes oprimidas. Apontamos para a necessidade de enfrentamento e sua superação;
• Zelamos também pelo meio ambiente, questionando práticas que destroem o mesmo;
• Colocamos-nos contra as relações hierarquizadas dentro do Movimento Estudantil;
• Discussão do Estatuto a fim de elaborar mudanças em suas estruturas burocráticas, permitindo assim alterações na forma de organização da Executiva.
• Organizar e divulgar o calendário de ações desenvolvidas e apoiadas pela ExNETO;
• Tornar os acúmulos da ExNETO acessíveis aos estudantes.

Nossas Bandeiras:

Educação:
Lutamos para que tod@s tenham acesso à educação gratuita, pública, socialmente referenciada e de qualidade, pois isso é um direito de tod@s brasileir@s. Nossas discussões sobre educação focalizam a qualidade da formação do estudante de Terapia Ocupacional. Defendemos a idéia de que nossos estudos não podem ser distanciados da realidade brasileira e devem propor soluções para os problemas da nossa sociedade. Dessa forma, nos colocamos contra a precarização da educação visualizada em propostas do Estado como REUni e PROUni, nas reduções de verbas e as formas de processo seletivo (Novo ENEM e vestibulares), e formas de avaliações reguladoras impostas (como o SINAES), ou seja, contra a Reforma Universitária.
Saúde:
Defendemos o conceito ampliado de saúde. Acreditamos que a luta pela saúde não pode ser separada da luta por uma sociedade que permita o SUS funcionar da forma como seus princípios o orientam: universal, integral, igualitário, equânime, eficaz, eficiente e com uma verdadeira participação popular. Por considerarmos a Saúde um direito de tod@s e um dever do Estado e não uma mercadoria, nos colocamos contra todas as formas de privatização e mercantilização dos serviços de Saúde.
Movimentos Sociais:
Defendemos o direito de organização do coletivo e entendemos o Movimento Estudantil como um Movimento Social. Por esta razão nos opomos a qualquer criminalização de movimentos sociais. Neste âmbito nos colocamos na luta ao lado dos outros movimentos cujas bandeiras dialoguem com o caráter político dessa entidade.
Terapia Ocupacional:
Discutir de forma crítica junto aos estudantes a formação acadêmica e atuação profissional e suas repercussões na sociedade. Problematizar também a representatividade, regulamentação e fiscalização da profissão (conselhos, associações) e a questão da organização dos trabalhadores (sindicatos).
Consideramos o caráter dinâmico da sociedade e dos nossos posicionamentos, não nos restringindo às pautas
aqui citadas, mas com abertura a revisão das mesmas e debatendo com compromisso as demandas, uma vez que
visamos instigar a ampliação da consciência política d@s estudantes.
Acreditar e afirmar os princípios de luta da ExNETO são elementos fundamentais para perpetuar o projeto de transformação que a entidade propõe.
Integrantes da Gestão 2010/2011:
Elida Juliane Twerdochlib – UFPR
Fernanda Vespoli Cervenka – USP/SP
Jéssica Bortolato Gomes da Nóbrega – USP/SP
Emanuely Santos Javarrotti – UNCISAL
João Gabriel Trajano Dantas – UnB
Fernanda Mattos Vogler – UFPR


Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Isabela
    jan 14, 2011 @ 02:50:27

    olá pessoal, gostei das bandeiras e me interessei em saber mais sobre as datas de eventos e temas de debates, para que eu tmb possa envolver o CA da Unesp-Marilia, do qual faço parte.

    Estamos nos iniciando politicamente graças à influência dos cursos de Ciências Sociais e Filosofia da nossa unidade, mas acredito que um vínculo direto com pessoas de TO possa contribuir muito para nossa formação crítica.

    O email do nosso CA é ca_tounesp@yahoo.com.br , se possível nos mantenham informados

    grande abraço!

    Isabela

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: